AS EXPRESSÕES DA BATATA

AS EXPRESSÕES DA BATATA

É impossível você me dizer que nunca na vida ouviu a frase “Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão”. A batata, além de popular para o apetite, ao longo do tempo também se tornou uma gíria popular, sinônimo de “fácil”, ou de várias outras expressões que nasceram durante os anos. Dá uma olhadinha:

"Vá plantar batatas!"

Significa "deixe-me em paz" ou "tenho mais que fazer". Esta expressão tem origem nos tempos da chegada da batata ao continente europeu, quando era considerado um alimento menor, apenas para animais, navegadores e famílias muito pobres. Popularizou-se na época da Revolução Industrial, quando o trabalho nas fabricas era mais valorizado do que o trabalho no campo.

"Passar a batata quente"

Significa livrar-se de um problema, passando a responsabilidade para outra pessoa. Tem origem numa brincadeira que, passou de geração em geração no jogo, crianças sentadas em circulo passam de mão em mão uma bola ou objeto equivalente, enquanto uma delas, ao melo e de olhos vendados, canta uma lengalenga repetida: "Batata quente, quente, quente, até dizer a certa altura, "queimou". A criança que fica com a bola, a "batata quente, vai para o meio da roda e a brincadeira recomeça.

Voltar para Curiosidades