
Curiosidades • 3 min. de leitura • 05/07/2025
Gastronomia Mineira: o sabor da tradição com o toque da Croques
Gastronomia Mineira: o sabor da tradição com o toque da Croques
Quem resiste a uma comidinha mineira, “uai”? Pode confessar, seja o pão de queijo saindo do forno, o feijão tropeiro fumegante, a vaca atolada no capricho ou até aquele torresmo, tem sempre um sabor que desperta memória e afeto.
É essa culinária cheia de alma, afeto e identidade que celebramos em 5 de julho: o Dia da Gastronomia Mineira, data criada em 2012 para valorizar uma das cozinhas mais ricas do Brasil e do mundo!
A escolha do dia não é por acaso, o 5 de julho marca o nascimento de Eduardo Frieiro, autor de “Feijão, Angu e Couve”, a primeira obra a tratar a culinária mineira sob os pontos de vista histórico, antropológico e sociológico. Um verdadeiro reconhecimento da importância cultural que a comida tem para o povo de Minas Gerais, também conhecida como a “Terra de Trem Bão e Coração Grande”.
E não é só o Brasil que reconhece esse sabor diferenciado das “terras mineiras”, segundo o guia gastronômico internacional The Taste Atlas, a culinária mineira foi eleita, no fim de 2023, a mais saborosa do Brasil e uma das 30 melhores do mundo! Pão de queijo, Queijo Canastra, pratos feitos no fogão a lenha, temperos que acolhem e ingredientes que contam histórias, tudo isso forma um patrimônio que vai muito além da mesa, é cultura viva!
A crocância que encanta gerações também é mineira!
E é exatamente essa essência mineira de sabor, criatividade e afeto que também dá alma à Croques. Nascida em 1988, em São João del Rei/MG, a marca carrega no DNA o gosto pelas tradições e a inquietude de sempre buscar o novo.
Começou com batatas chips onduladas feitas à mão, evoluiu para a batata-palha e hoje inova com produtos como as especiais batatas pré fritas congeladas, chips lisas com aromas especiais e as mais recentes delícias: a Pururuca Croques: crocante e irresistível como manda a tradição mineira) e Super Onda nos sabores Pão de Alho, Buffalo Wings e Requeijão.
A Croques é assim, traduz em cada crocância, um pouco do que Minas tem de melhor: o sabor autêntico, a simplicidade criativa e aquela pitada de inovação que surpreende sem perder a raiz.
Por isso, no Dia da Gastronomia Mineira, a gente celebra tudo isso, os sabores que nos unem, as histórias que nos alimentam e a mineiridade que nos inspira a seguir inovando, sempre com muito sabor.
Acesse nosso site e conheça o sabor mineiro que envolve a Croques!